Orientações Gerais

8.1 O aluno que com frequência não executar suas tarefas escolares, após comunicação aos pais ou responsáveis, irá desenvolvê-las no horário do recreio.

8.2. O aluno com postura inadequada em sala de aula será advertido e, posteriormente, encaminhado à coordenação. Não sendo ouvida a orientação da coordenação, o comunicado será encaminhado aos pais ou responsáveis.

8.3. O uso diário da agenda é obrigação do aluno, pois esta tem por objetivo orientar e organizar o desenvolvimento de seus estudos.

Importante: No caso de falta do aluno à escola, o mesmo deverá certificar-se da agenda e cumprir as tarefas faltosas.

8.4. No uso de suas atribuições, o professor, que é a maior autoridade em sala de aula, visando ao melhor aproveitamento da aula, tem autonomia para trocar os alunos de lugar e, diante de tal situação, cabe ao aluno acatar a ordem.

8.5. No momento da troca de professores, o aluno deverá permanecer dentro da sala de aula. O não cumprimento dessa norma poderá acarretar no seu encaminhamento à coordenação e numa possível punição.

8.6. Quando o professor chegar a sala, todos os alunos deverão sentar em seus lugares e ficar em ordem para o início da aula. Caso contrário, o tempo perdido para o início da aula será acrescentado no Banco de Minutos da Turma. Além disso, o professor poderá encaminhar à coordenação o aluno que insistir em prejudicar o início da aula.

OBS: O Banco de Minutos da Turma é o acúmulo de minutos desperdiçados em sala de aula com conversas, brincadeiras, etc., que serão utilizados para o desenvolvimento de atividades na hora do recreio.

8.7. A ida do aluno à coordenação só se dará quando o fato justificá-la.

8.8. O aluno que transgredir as normas da escola estará sujeito às seguintes penalidades, não necessariamente na ordem abaixo:

01 – Orientação;

02 – Advertência;

03 – Suspensão;

04 – Desligamento.

8.9. As faltas graves dos itens 6.1; 6.2; 6.3; 6.4; 6.5 e 6.6 serão punidas automaticamente através de suspensão.

8.10. A falta grave do item 6.19, bem como outras faltas disciplinares graves, assim considerados pela escola, independente de qualquer advertência ou punição anterior, serão situações que poderão levar o colégio a determinar o desligamento do aluno.

8.11. Também serão motivos de exclusão do aluno, atitudes que demonstrem falta de respeito, por parte dos responsáveis, em relação aos funcionários, professores, equipe técnica da escola ou aos próprios alunos.

8.12. Toda circular dirigida aos pais ou responsáveis é muito importante. Assim, o aluno deverá insistir para que os pais tomem conhecimento de seu conteúdo. A parte picotada, devidamente preenchida e assinada, deverá ser devolvida, no dia seguinte, à Coordenação para ser arquivada.