Missão

A educação no Colégio Irmã Maria Montenegro não vislumbra uma redenção ou reprodução do saber, mas busca uma visão transformadora, com a participação de todos, onde ensinar e aprender favoreça uma interação social, digna e capaz de promover mudanças consideráveis no que se possa almejar: uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos tenham oportunidades iguais, assistindo às crianças, jovens e adultos, partindo do pressuposto da realidade rumo à qualificação ampla do cotidiano.

Portanto, a escola tem como objetivo a socialização e a sistematização do saber para a cidadania e, no bojo de toda práxis pedagógica direcioná-lo ao indivíduo que pretendemos formar, trabalhando-o nos aspectos psicológico-afetivos, cognitivos e intelectivos, levando-o à formação de um ser crítico, participativo e, acima de tudo, comprometido com sua realidade social, política e humanitária. Deste modo, buscamos diretrizes que norteiam o trabalho coletivo e participativo, em que a função social da escola não perde suas características específicas quanto à formação do cidadão em sua plenitude.

Portanto, no desenvolvimento das atividades de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Colégio se propõe:

a) ofertar a Educação Infantil, o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) e Ensino Médio, de qualidade, objetivando a aprendizagem dos alunos como meta.

b) proporcionar ao aluno a formação necessária ao desempenho das suas potencialidades como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

c) proporcionar um ambiente favorável ao estudo, de modo que o aluno sinta-se motivado a prosseguir estudos posteriores e complementares para uma melhor formação cidadã.

d) desenvolver um currículo contextualizado e diversificado que prepare crianças e adolescentes para uma vida adulta segura e autônoma, com participação cidadã.

e) desenvolver no aluno uma visão de mundo crítica e contextualizada e o conhecimento do mercado de trabalho como suporte para uma realização plena.

f) incentivar a investigação científica, o domínio da tecnologia e a comunicação como ferramentas indispensáveis ao mundo moderno.

g) capacitar o aluno a estabelecer um projeto de vida com clareza e objetividade, de modo a alcançar um bem-estar pessoal futuro.

h) desenvolver uma formação geral que capacite o aluno a pesquisar, buscar informações, aprender, criar, formular e a enfrentar as constantes mudanças do mundo moderno.

i) assegurar, ainda, ao aluno, condições para ele se desenvolver em todos os aspectos: social, estético, ético, artístico, espiritual, psicomotor e cognitivo.