História

O Colégio Irmã Maria Montenegro completou mais de trinta anos de existência efetiva no cenário educacional cearense. Passaram por suas salas de aula estudantes que, hoje formados, prestam importantes serviços à sociedade; são médicos, advogados, juízes, promotores e procuradores, engenheiros e professores, entre outros.

Podemos dizer que o Colégio Irmã Maria Montenegro já escreveu sua história nos anais da Educação de nosso Estado. Iniciou suas atividades em 25 de setembro de 1981 com o objetivo de dar aos jovens uma formação integral no que diz respeito à cidadania e no que se refere à formação profissional.

A ideia deu certo e, com atitude o desafio foi superado. Em pouco tempo a unidade na Rua Pinho Pessoa tornou-se pequena para atender a demanda de novas matrículas que cresciam ano a ano. Foi quando os mantenedores da escola sentiram a necessidade de ampliação, decidindo pela construção do Anexo I, na Rua Ildefonso Albano, 2600, ao lado da unidade – I, onde hoje funciona o Ensino Fundamental II e o Ensino e Médio. Tempos depois verificamos que os alunos que procuravam o Colégio tinham origem de muitos bairros de Fortaleza, foi quando os mantenedores optaram pela construção de uma nova unidade, na Água Fria, construída e instalada dentro dos padrões mais modernos da construção civil e dos parâmetros educacionais recomendados: laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, auditórios, salas de aula climatizadas, com mídia e lousa digital.

Ressaltamos ainda que o Colégio continuou crescendo, passou a ser um complexo educacional, encarou de vez a melhoria do ensino, investindo na qualidade.

Reestruturou conteúdos para melhor organizar as aulas e o material didático em parceria com a Editora Positivo e disponibilizou através da parceria com o Portal Educacional uma ferramenta com mais de um milhão de páginas, onde o professor e o aluno encontrarão aprofundamento dos conteúdos dos livros didáticos, exercícios complementares, vídeo-aula e vídeo-conferência; material que os alunos terão acesso nos seus próprios computadores, em casa. Mas, convém salientar que o Colégio Irmã Maria Montenegro, apesar da necessidade de renovação permanente não perdeu os princípios e objetivos que nortearam a sua grande trajetória, o que lhe valeu, através de sua história, o slogan de Uma Escola de Verdade.