Fundadores

O casal Luiz e Rita Landim, fundadores e proprietários da escola, faziam parte do ECC (Encontro de casais com Cristo) grupo este orientado pelo então padre Benedito, hoje, Bispo. Desses encontros surgiu uma grande amizade, pela confiança que o Padre Benedito depositava no casal, mais também pelo desempenho deles, pertencentes ao grupo dos cinco, da Paróquia de São Vicente.

A Igreja, nesta época, sofria transformações, ocasião em que o nosso Cardeal recomendou ao seu clero preferência pelos pobres, momento este também em que as comunidades religiosas se deslocarem para as periferias em função de prestarem verdadeiro trabalho missionário junto àquelas comunidades. Isso fez que o prédio à rua Pinho Pessoa, 681, que funcionava como casa de formação de religiosas, fosse esvaziado com o projeto em evidência. O então Padre Benedito o ofereceu ao casal, Luiz e Rita para que criassem ali uma escola. O desafio foi aceito em 1981, e a escola, com o nome de Colégio Irmã Maria Montenegro começou a funcionar no dia dois de fevereiro de 1982, com setenta e cinco alunos, apenas.

O Colégio Irmã Maria Montenegro, com a experiência administrativa comprovada do Dr. Luiz Landim e a vivência pedagógica da professora Rita Landim, hoje, com 30 anos de existência no cenário educacional do Estado, é uma escola atuante, uma escola diferente, é uma escola de verdade.

Rita Landim

Rita Maria Machado Landim licenciou-se em HISTÓRIA pela Universidade Federal do Ceará, e em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pela Universidade Estadual do Ceará. Adolescente, ainda, iniciou sua carreira no magistério, após a conclusão do Curso Normal, NO COLÉGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO, depois integrou-se ao grupo de professores voluntários, orientados pela mestra religiosa Irmã Maria Montenegro, de quem se tornou discípula. O projeto pedagógico do grupo teve uma demanda muito grande por parte dos alunos, e, para atendê-los, a Escola fez convênio com o Estado e o Município. Deste modo a professora Rita Maria que já era destaque no grupo, foi contratada, tendo sido, assim, seu ingresso no ensino público, em pouco tempo foi nomeada diretora da Ginásio Cristo Redentor, que dirigiu com sabedoria, durante muitos anos, prestando grandes serviços educacionais e culturais àquela comunidade.

Luiz Landim

Dr. Luiz Landim, como é mais conhecido, é formado em Administração de Empresas pela tradicional Escola de Administração do Ceará, onde se destacou sempre pela inteligência e determinação. Ainda jovem trabalhou no Rio de Janeiro, na CHICAGO BRIDGE S/A ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, firma responsável pela construção do Auto-Forno número II da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Concluída a obra, Luiz Landim se transferiu para Porto Alegre-RS, para a montagem do Laboratório da Refinaria Alberto Pascoalini, na cidade de Canoas, exercendo a função de gerente administrativo e financeiro da empresa IMELL – ENGENHARIA INDUSTRIAL S/A. Em São Paulo, foi gerente administrativo financeiro da Indústria STENCO APARELHOS E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS. Depois, identificando-se com a vida acadêmica, passou a trabalhar na FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SEDES SAPIENTIAE, onde fez grandes amizades.

Retornando ao Ceará foi contratado pela S/A WHITE MARTINS, em Fortaleza, como gerente administrativo e financeiro. Em seguida foi trabalhar como gerente Administrativo na Empresa SEGURAME DO NORDESTE, e depois, em Sobral, na indústria FIAÇÃO E TECELAGEM ERNESTO DEOCLECIANO, também como gerente administrativo e financeiro. De volta à Fortaleza, foi admitido no GRUPO ÂNGELO FIGUEIREDO, primeiramente na ANFISAUTO, como chefe de oficina, e depois, como Gerente de Recursos Humanos da HOLDING.