Projeto Feira das Nações

Com os objetivos de estimular no aluno a capacidade de liderar, criar e organiza-se; desenvolver nos alunos e professores a percepção da interdisciplinaridade dos conteúdos; possibilitar aos alunos a ampliação do seu conhecimento de mundo, relacionando os conteúdos estudados com a realidade ao seu redor e elaborar uma pesquisa aprofundando os conhecimentos sobre os diversos aspectos do país estudado, para que também seja apresentada na noite do evento, o Colégio Irmã Maria Montenegro realiza, na sua Semana de Artes Ciências e Cultura – SACC, a sua tradicional FEIRA DASNAÇÕES.

Esta atividade tem caráter abrangente envolvendo aspectos sócio-culturais de diversos países, que serão abordados através da música, dança, culinária, geografia, histórias, dente outros.

O projeto abrange uma pesquisa aprofundada referente aos seguintes aspectos de cada país estudado:

I- ASPECTOS HISTÓRICOS

Surgimento ou descobrimento, povos que influenciaram a história, principais fatos históricos ocorridos no País.

Comparar historicamente o país estudado em tempos diferentes, a história do país na época da formação e atualmente.

Identificar o sistema político, sistema educacional e pessoas que tiveram grande importância na história do país.

II- ASPECTOS CULTURAIS

Danças, comidas típicas, músicas, folclore, arquitetura, artesanato, destaque nas artes, curiosidades sobre o país e povos nativos e seus colonos. Relatar sobre a cultura do país.

III- ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÔMICOS

Clima, mapa, bandeira, hidrografia, fronteiras do país, extensão territorial, renda per capita, densidade demográfica e economia do país.

IV- ASPECTOS CIENTÍFICOS E NATURAIS

Riquezas minerais, recursos naturais, fauna, flora, tipo de vegetação, solo, descobertas científicas e avanços tecnológicas. Identificação das ciências, em especial a Matemática, no processo de crescimento do país.