Proposta Pedagógica – Infantil

Primeira etapa da educação básica tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementado pela ação da família e da comunidade e tem como objetivos: estimular, ampliar, desenvolver as emoções, o vocabulário, a socialização, as capacidades individuais de relacionar, analisar, comparar, classificar, ordenar e criar.

Nos primeiros anos de vida, o contato com o mundo permite a criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos. Experimenta expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com que compartilha novos conhecimentos.

Objetivos:

• Desenvolvimento da capacidade de aprender e compreender o meio ambiente, os fatos e as pessoas;

• A busca do equilíbrio dos sentimentos e emoções e usá-los como meio de interesse pessoal e coletivo;

• O estímulo ao espírito de sociabilidade, oferecendo meios de aquisição de hábitos sociais e habilidades próprias de sua idade;

• O desenvolvimento de sua expressão criadora;

• A iniciação à leitura e a escrita mediante atividades recreativas.