Projeto Oficinas do texto

Esse projeto traz a ideia básica de trabalhar a produção de textos de uma forma absolutamente original.

Em cada oficina, os alunos e alunas criam no computador a sua versão de um livro virtual, com base em uma sequência de imagens e/ou textos produzidos por artistas de renome. A obra virtual é impressa com excelente qualidade gráfica e apresentada na noite de autógrafos que acontece na escola.

As Oficinas do Texto são um dos grandes diferenciais do Portal Educacional. Centenas de livros elaborados por alunos de todo o Brasil atestam o espetacular sucesso dessa experiência, que chama a atenção dentro e fora das escolas.

Por acreditar que o grande desafio de ensinar a ler e a escrever é evitar que o processo resulte em uma aprendizagem que não desperta o interesse genuíno por essas atividades, é que criamos as primeiras experiências de autoria de “livros” em nossas oficinas. Há interações do aprendiz com pessoas que ele admira e que são referências de qualidade (por exemplo, artistas como Ziraldo e Luís Fernando Veríssimo, dois parceiros das Oficinas do Texto).

A participação nessas atividades oferece grande motivação para fazer pesquisas, análises, reflexões e para o exercício da criatividade. Elas levam crianças a escrever com interesse e oferecem situações divertidas e significativas de contato prazeroso com a linguagem escrita.